Saiba a importância de uma agência de publicidade para sua empresa

Manter-se atualizado nas redes sociais
Manter-se atualizado nas redes sociais

Se você é gestor de um determinado negócio, obviamente sabe como a publicidade sobre seu produto e/ou serviço, é a base para a rentabilidade e para a estabilidade de sua empresa.

Principalmente frente a um mercado cada vez mais competitivo, a divulgação e o posicionamento assertivo da sua marca, é a chave para que ela chegue até o público e seja escolhida por ele.

Dessa forma, muitos empreendedores de marketing, publicidade e propaganda estão estruturando empresas especializadas em oferecer todas as soluções necessárias para isso.

E assim, atendem desde as grandes organizações, como uma empresa de eventos corporativos, até os microempresários individuais.

Pois bem, neste artigo você entenderá melhor quais são suas funções e os benefícios que as agências de publicidade trazem às empresas que optam por terceirizar seus esforços de marketing. 

O papel de uma agência de publicidade 

Independentemente de qual seja o segmento do seu negócio, certamente seus maiores desafios são lidar com os concorrentes e atrair novos clientes.

Uma forma de resumir a função de uma agência de publicidade é a realização da interface entre a marca e o público-alvo, ou seja, a elaboração e o desenvolvimento de estratégias para levar a mensagem ao consumidor, da melhor forma possível, com alto custo-benefício.

E o desenvolvimento da mensagem sobre o que sua empresa e o seu produto têm a oferecer, como um sistema para restaurante, deve apresentar seus diferenciais, vantagens e benefícios, sem um tom apelativo, agregando valor à marca.

Na prática, podemos pontuar as funções de uma agência de publicidade nas seguintes responsabilidades centrais:

  • Diagnosticar o negócio como um todo, levantando informações;
  • Planejamento dos melhores meios e formatos para chegar ao público;
  • Desenvolver o Branding, assim como a identidade visual;
  • Criar e desenvolver campanhas e ações publicitárias;
  • Impactar o público e posicionar a marca no mercado;
  • Acompanhar e avaliar resultados, buscando implementar melhorias continuamente.

Dessa forma, uma boa agência mantém esse importante compromisso de buscar novas oportunidades e ações que dialoguem melhor com o público-alvo de uma fábrica de etiquetas personalizadas, para citarmos um exemplo prático.

Ou seja, trata-se de um serviço que depende de uma relação contínua e de um desenvolvimento conjunto para o sucesso. É uma construção a ser realizada ao longo do tempo, à medida que se desenvolve o engajamento e se conhece melhor a(s) persona(s).

Vantagens de contratar uma agência de publicidade

São diversos e extremamente amplos os benefícios e as vantagens de uma comunicação assertiva e consistente com o público, e, basicamente, é o que traz a alta rentabilidade, por exemplo, de um negócio especializado em gravação em aço.

Nesse ponto é importante frisarmos que não nos referimos apenas ao diálogo com os clientes, mas com os diferentes stakeholders, como investidores, fornecedores e até mesmo, colaboradores.

Pontuamos a seguir e especificamos as 6 principais vantagens obtidas pela contratação de uma boa empresa de marketing:

  1. Planejamento e Know-how

O Sebrae, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, aponta a falta de um plano de marketing bem elaborado e bem executado, como uma das maiores causas de falência no Brasil.

Para evitar que sua empresa entre para as estatísticas, a solução mais indicada é procurar por uma consultoria com uma boa empresa de publicidade.

Contando com especialista de mercado, geralmente com uma equipe plural, que engloba profissionais com as mais diversas habilidades e qualificações no que tange à comunicação assertiva, você garante o futuro do seu empreendimento.

Alguns exemplos de profissionais presentes em uma agência de publicidade são os engenheiros de produção, desenvolvedores, jornalistas, designers, relações-públicas, publicitários e advogados. 

Uma estratégia de marketing digital, por exemplo, pode resultar em um aumento impressionante nas vendas de seu produto, que pode ser um carimbo de borracha, com pouco investimento em ações como os anúncios pagos ou os links patrocinados.

Não estamos falando que isso não seja importante, mas sim, que é possível se surpreender com boas estratégias que envolvem o chamado tráfego orgânico, ou seja, que não é pago.

No entanto, dificilmente um profissional apenas consegue desenvolver todas as ações necessárias sozinho, ainda que conte com uma capacitação de excelência.

Além disso, para uma estratégia realmente bem feita, é imprescindível a soma de diferentes habilidades que englobam o desenvolvimento textual, audiovisual, a análise de métricas e o delineamento estratégico, apenas para citarmos alguns exemplos. 

É extremamente raro que uma única pessoa domine todas essas áreas do conhecimento. Com uma agência, tem-se todo um time formado para isso.

O acesso a trabalhadores altamente especializados coloca qualquer negócio, como uma empresa de soluções de controle de acesso para condomínios, à frente de seus concorrentes.

Com conhecimento técnico e experiências práticas de mercado, uma agência de publicidade fornece um suporte valioso aos seus clientes, baseado em suas vivências de mercado.

  1. Equipe focada e atualizada

Dessa forma, você tem acesso a especialistas que têm como foco de trabalho o desenvolvimento estratégico da sua empresa. Em uma agência de publicidade, toda a equipe é montada e treinada para atender os clientes.

Além disso, todos estão continuamente se atualizando, informando-se e antecipando tendências de mercado, além de se especializarem em novas ferramentas e soluções para o marketing.

  1. Articulação dos setores de marketing e vendas

Essa integração e articulação é fundamental. No entanto, é muito comum que gestores tenham dificuldade de integrar esses dois setores, podendo haver conflitos internos, o que leva, até mesmo, a prejuízos financeiros e/ou para a imagem da empresa.

As agências de publicidade possuem metodologias para trabalhar em parceria com a equipe de vendas de sua empresa.

  1. Redução de gastos e alto custo-benefício 

Imagine manter toda uma equipe de profissionais de marketing, de alta qualificação, em sua folha de pagamento. 

Esteja certo que ao contratar uma agência de publicidade, por mais caro que o serviço possa vir a lhe parecer, haverá uma redução de custos gigantesca, se comparar com o investimento necessário para manter uma equipe interna com a mesma qualidade.

Além disso, não existem preocupações com obrigações como encargos trabalhistas e operacionais, por exemplo, e o custo-benefício é alto. 

Os resultados obtidos por estratégias bem pensadas, conduzidas de forma estruturada e acompanhadas para melhorar continuamente, é um grande aumento na visibilidade e no posicionamento do seu negócio, o que nos leva ao próximo item.

  1. Você pode focar em sua atividade principal

Ao conseguir resultados como esses que acabamos de citar, é fundamental que sua empresa esteja preparada para lidar com o aumento do fluxo de clientes, mantendo a qualidade e a excelência, assim como uma tradicional empresa de automação predial.

E ao terceirizar as preocupações com a atração desses clientes, você e seus colaboradores podem focar no atendimento e em sua satisfação.

Ou seja, você pode manter o foco de seus esforços nos resultados, não perdendo tempo com os diversos processos que cabem na parte operacional da comunicação da marca.

  1. Uso das métricas para potencializar resultados 

Entre os profissionais qualificados de uma agência de publicidade, estão aqueles que possuem grande conhecimento sobre análise, interpretação e previsão de dados.

São as pessoas responsáveis pela dinamicidade das estratégias, por avaliar os esforços ao longo do tempo, e trazer as melhorias e ajustes necessários para o maior desempenho.

Considerações finais

Um simples contador de fluxo pode provar facilmente como o volume de clientes, e por consequência, de vendas, em uma empresa que possui uma comunicação assertiva, é bem maior se comparado com uma que não o faça.

Qualquer gestor sabe da importância do marketing, mas muitos não conseguem lidar ou mesmo formar uma boa equipe para essa finalidade, devido a uma série de fatores como a falta de tempo, de recursos financeiros, de preparação técnica, entre outros.

Nesse artigo você pôde conferir como e porquê, em casos assim, optar pela contratação de uma boa agência especializada e terceirizar esse esforço, é a melhor solução.

Seja para orientação quanto às estratégias de marketing tradicional ou digital, assim como à integração entre as diferentes ações, uma empresa de publicidade e propaganda pode ser a chave para o sucesso de sua marca.

Trabalhando pontos básicos, como segmentação, imagem da empresa, identidade visual, produção de conteúdo rico e relevante, assim como a alimentação frequente das diferentes plataformas, como blogs, canais de streaming ou redes sociais, e a interação com o público.

Esse trabalho, que não é pequeno, e muito menos de curto prazo, porém, quando feito pelos melhores especialistas em mercado e marketing, são garantias de aumento nas vendas e escalabilidade dos lucros.

Informe-se sobre as agências e seus cases de sucesso, assim poderá escolher aquela que melhor poderá representar e desenvolver os interesses de sua empresa, agregando valor a ela e atraindo muitos clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *