É possível abrir uma escola de francês com pouco dinheiro? Veja aqui!

Abrir uma escola de Francês pode ser um excelente empreendimento ou pode comprometer seriamente as finanças de uma pessoa. É uma decisão importante, que pode trazer resultados positivos ou negativos. 

Nem sempre, quando se pensa em abrir um negócio, há grandes reservas financeiras para investimento. Portanto, a realidade do brasileiro é de ter pouco dinheiro, quando pensa em abrir um negócio. 

Mas, o que vem a ser pouco dinheiro? E é possível abrir uma escola para oferecer um curso de Francês em São Paulo com pouco investimento? É sobre isso que falaremos, confira! 

O que deve ser considerado na hora de abrir uma escola de francês!

  1. Analise quanto custa abrir uma escola de Francês 

Primeiramente, você sabe quanto custa abrir uma escola para um curso de Francês? É preciso saber exatamente quanto esse empreendimento custará. 

É importante colocar na ponta do lápis os valores necessários para infraestrutura, contratação de pessoal, material, marketing, bem como as exigências legais, como abertura de CNPJ, Inscrição Municipal e Inscrição Estadual.  

Além disso, o ponto em que a escola estará é próprio? Ou você pagará aluguel? 

São todas informações importantes e que necessitam ser calculadas. 

  1. Faça um bom plano de negócios 

Nenhum negócio consegue se manter sem um bom plano de negócios. O plano de negócios é onde você descreve todos os objetivos do seu empreendimento e os métodos que usará para alcançar esses objetivos. 

Portanto, no plano de negócios há projeções financeiras, bem como uma análise profunda de todo o negócio e a expectativa de retorno. 

  1. Faça uma boa análise financeira das suas condições de investimento 

Com um bom plano de negócios feito, bem como por meio do cálculo de quanto custará abrir o novo empreendimento, você terá um bom panorama financeiro. 

Assim, é importante analise a sua condição de investimento para abrir o negócio. 

Você tem poupança ou investimentos em renda fixa? Tesouro direto? Ou vai optar por um empréstimo? 

Caso opte por um empréstimo, calcule e pesquise as taxas de juros? Afinal, hoje há muitas opções de instituições financeiras, entre as quais você pode pesquisar qual oferece a melhor condição para você. 

Uma boa alternativa é procurar investidores anjo, que são investidores interessados no início de um negócio e assim, conseguem oferecer melhores condições para quem está começando. 

De fato, os investidores anjos investem em negócios que estão iniciando, mas que possuem grande potencial de crescimento. Além disso, os investidores anjos podem contribuir com conhecimento e com contatos, ajudando o empreendimento. 

Outra opção é o crowdfunding, as chamadas vaquinhas coletivas. Você apresenta seu projeto, os diferenciais e solicita financiamento coletivo. Mesmo que você não atinja a meta de investimento, poderá usar o alcançado para seu negócio. 

  1. Já pensou em franquia? 

Em vez de iniciar uma escola do zero, você já considerou uma franquia? 

Há muitas opções de franquia e há diversas vantagens em optar por uma franquia: a metodologia já é bem estabelecida, a marca já bem reputação, você tem apoio, direcionamento e treinamento do franqueado e assim, pode ser uma boa opção. 

Com isso, ao escolher por uma franquia, você recebe o know-how, além de boas opções de financiamento, inclusive. 

  1. Invista em marketing 

Atualmente, nenhum negócio se mantém de pé sem um bom plano de marketing. 

Portanto, questões como o site da escola, a qualidade do conteúdo divulgado, a produção de conteúdo, promoções em redes sociais, por exemplo, são questões importantes e que devem ser consideradas. 

Marketing é uma parte essencial de qualquer empreendimento. E muitos alunos podem ser contatados por meios digitais. Assim, não se esqueça de manter o marketing sempre bastante ativo em relação ao seu negócio. 

  1. Conclusão 

Abrir uma escola com pouco dinheiro requer muito planejamento e cálculo, de quanto custa abrir o negócio e como ter o que necessita para abrir o empreendimento. Assim, além de muitos cálculos, considere as possibilidades de investidores anjos, crowdfunding ou franquias, o que pode facilitar bastante a abertura e condução do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *