Dicas de como fotografar bem

Em nosso dia a dia, sempre haverá um momento em que vamos querer fotografar algo diferente, seja uma paisagem ou uma pessoa. Para isso, podemos usar o celular, assim, rapidamente obteremos uma imagem bacana.

Só que quando falamos de fotografia profissional, além de uma boa câmera, é necessário também, ter uma boa técnica. Quem está começando agora no ramo da fotografia e quer aprender a fotografar bem, precisa ir atrás de cursos e dicas para aperfeiçoar o trabalho.

Assim como qualquer outra profissão, a de fotógrafo também exige estudo, esforço e dedicação para ser promissora. Mas se você apenas tem uma máquina e quer tirar lindas fotos com ela, então algumas boas dicas já são o suficiente.   

Mesmo que seja só para registrar um momento de descontração com os amigos, o desejo de todo mundo é que as recordações fiquem perfeitas. Uma câmera de qualidade já é meio caminho andado, basta apenas conhecer alguns segredos de uso para conseguir imagens incríveis.

Se você é o fotógrafo oficial da família ou do seu grupo de amigos, este texto é para você. Nele, vamos explicar a importância da fotografia e dar algumas dicas para que você aprenda a fotografar ainda melhor. Ficou interessado? Então, leia até o final.

Entenda qual a importância da fotografia

A fotografia é parte da sociedade há décadas, sendo que ela tem um impacto enorme sobre a mente e o comportamento das pessoas. Ademais, ela é uma verdadeira obra de arte, que permite que as pessoas se expressem por meio dela.

Com base nessas afirmações, começamos a entender a importância da fotografia, e apesar de muitas pessoas não se perguntarem a respeito disso, todos nós já olhamos uma foto e recordamos um momento que vivemos.

Do ponto de vista profissional, o registro de imagens, como no caso de uma empresa de segurança eletrônica, é muito importante para a segurança. Mas do ponto de vista pessoal, é a melhor maneira de relembrar situações que o tempo apaga da memória.

Poder eternizar esses momentos em uma fotografia e tê-los conosco é uma forma de não esquecer o que passou e que foi importante.

Ver um álbum de fotografias ou fotos salvas em um pen drive com amigos e familiares rende muitas risadas e até, em alguns casos, momentos de emoção, principalmente ao relembrar aqueles que já se foram.

Quantas vezes chegamos na casa de nossos avós, parentes ou amigos e olhamos um álbum cheio de fotos? É um hábito comum e presente em diferentes culturas no mundo todo.

Então falamos frases como: “Nessa época eu tinha x anos”; ou “Nesse dia aconteceu tal coisa”. Enfim, puxamos da memória tudo aquilo que a fotografia nos mostra e lembramos de situações que muitas vezes são esquecidas.

Além disso, é com uma câmera na mão que as pessoas registram momentos históricos da sociedade. Inclusive, a fotografia é responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, bem como de outros meios de comunicação importantes.

Inclusive, pensando assim, aquela linda imagem que você registrou em sua casa, com toda a família reunida próxima ao lustre sala de estar só foi possível graças à dedicação de algumas pessoas.

Por exemplo, em 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio básico da câmera escura, onde uma luz é refletida por um objeto e o projeta fielmente dentro da câmera apenas por um pequeno orifício de entrada de luz.

Isso permitiu que outras pessoas inventassem equipamentos mais robustos nos séculos seguintes. A fotografia é tão importante para a sociedade que é difícil encontrar algum ser humano que não tenha sido fotografado ao menos uma vez.

Ela mudou a história da humanidade e trouxe até nós um instrumento que estabelece nossa própria identidade. É por meio dela que capturamos um flagra, uma situação única que dificilmente vai se repetir, como quando o bebê dá os seus primeiros passos.

Profissionais de todas as áreas podem usufruir dela, por exemplo, um vendedor que acabou de arrumar sua loja usando adesivo para vitrine. Assim, ele pode fotografá-la para enviar ao gerente e encontrar meios de melhorar o ponto de venda.  

A foto é uma testemunha ocular de nossa existência, e comprova o que realmente ocorreu em determinado momento.

Por meio de registros fotográficos, conseguimos nos comunicar e proporcionar às pessoas diferentes formas de interpretação. Sabe aquele ditado que diz “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois bem, ele se aplica à fotografia.

Isso é verdade, pois quando vemos uma imagem, não existem argumentos que possam derrubá-la. Trata-se de algo que vai além de um registro, é também um bem precioso que marca um fato histórico.

É por meio dele que compreendemos melhor o mundo e temos acesso a mais uma forma de fazer arte. Além disso, a fotografia é de suma importância para a publicidade, ajudando empresas, como uma de terceirização de jardinagem, a divulgarem seu trabalho.

Agora que você já sabe qual é a importância da fotografia, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para que você fotografe seus momentos com maestria. Acompanhe a leitura!

Dicas para tirar ótimas fotografias

Se você quer usar a sua câmera do jeito certo e registrar de um jeito incrível seus momentos, existem algumas dicas que podem ajudar. Pois bem, entre as principais, separamos as seguintes:

1 – Escolha uma boa câmera

Se você ainda não tem uma câmera, precisa escolher com cuidado aquela que fotografe bem o seu paisagismo residencial, as festas que frequenta, viagens, dentre outras situações.

A câmera influencia, e muito, na qualidade das fotos, mesmo assim, ela não é necessariamente sinônimo de foto boa, principalmente se o fotógrafo não souber usá-la.

Ela pode ter o melhor enquadramento, mas é necessário saber usá-la para fazer esse recurso funcionar, assim, é possível fazer um bom enquadramento, identificar o melhor ângulo e aproveitar bem as cores do ambiente.

Ou seja, você precisa aliar um bom equipamento com conhecimento. Mas para escolher uma boa câmera, primeiro defina o quanto quer ou pode gastar, a partir daí, pesquise o melhor custo-benefício, dentro do seu orçamento.

Depois que comprá-la, é essencial conhecê-la bem e entender todas as suas funcionalidades, mesmo que ela seja bem compacta. Dentre os aspectos mais importantes a serem analisados estão:

  • Botões;
  • Funções;
  • Vantagens;
  • Desvantagens.

Feito isso, você já pode seguir as dicas que daremos para fotografar desde maquinas de cafe para locação até casamentos de luxo.

2 – Identifique ângulos e cores

É importante saber de qual ângulo você vai fotografar, seja de uma pessoa ou de uma paisagem, para favorecer o objeto da fotografia. Existe um lado que expressa melhor a ideia da foto, então, é importante se atentar a isso.

As cores transmitem a ideia que você quer passar. Tons mais vivos e intensos transmitem sensação de alegria, já os mais escuros podem tornar a imagem mais sombria. Tudo é válido, desde que transmita a mensagem da imagem.

3 – Cuidado com a linha do horizonte

Observar a linha do horizonte é um exercício importante para quem está aprendendo a fotografar, principalmente em casos de ambientes externos.

Pensando nisso, se você vai tirar fotos de uma fábrica de equipamentos para controle de acesso com biometria, por exemplo, não precisa se apegar a esse fator.

Contudo, fotos de viagens e paisagens dependem disso para ficarem perfeitas. Sendo assim, tente sempre encaixar o horizonte em uma linha definida mais embaixo, no centro ou acima do visor.

4 – Tenha atenção ao enquadramento

O enquadramento é essencial para que a foto fique bonita. Antes de bater a foto, defina o que entra ou não na imagem. Preste atenção ao que está ao fundo do objeto da imagem, para não fotografar uma parede ruim, por exemplo.

Também é importante usar uma regra conhecida como Teoria dos Terços, que consiste em dividir mentalmente a tela em três espaços e tirar o objeto principal do centro, deslocando para um dos cantos.

O efeito é muito interessante e foge do óbvio, trazendo um aspecto mais profissional para seus registros. Para que eles fiquem ainda melhores, observe fotografias na internet e reproduza com sua câmera o mesmo estilo.

Se depois alguma coisa no enquadramento não ficar legal, basta cortar a imagem usando aplicativos de edição. Por meio deles, você consegue enquadrar melhor a imagem e aprimorar sua qualidade.

5 – Pratique bastante

Dedique um tempo para praticar, ou seja, não apenas quando for viajar. Dentro da empresa, registre momentos espontâneos dos setores, como o de terceirização de TI, ou registre tudo o que puder aos finais de semana.

Se não puder carregar sua câmera para onde for, você pode usar o celular para treinar algumas dicas, não tem problema fazer isso!

Conclusão

Fotografar é uma arte, sendo que é por meio do registro de imagens que você vai guardar momentos importantes.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a importância dessa atividade e como aprimorá-la para que cada momento seja eternizado em uma linda imagem.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *