A diferença entre operadora de plano de saúde x seguradora

dicas de saude
dicas de saude

É possível estipular, entre duas pessoas, onde uma usa plano de saúde e a outra seguro de saúde, quem está mais coberto e protegido na hora de um incidente que precisará de atenção médica? Existe diferença entre os dois serviços?

Antes de tudo, é preciso ressaltar que ambos têm o mesmo fim: dar assistência médica, seja em exames, consultas e emergências para seus usuários.

A diferença está nos meandros dos contratos e nas liberdades que cada um tem para escolher os profissionais que irão atender o titular e seus dependentes.

Neste texto, explicaremos como funcionam seguradoras e operadoras de saúde, aprenderemos suas diferenças e qual devemos escolher.

Como funciona uma operadora de plano de saúde?

Uma operadora de plano de saúde serve para oferecer ao titular e seus dependentes de seus convênios uma série de atendimentos médicos particulares de qualidade, servindo a ao contratante uma lista de profissionais, clínicas e hospitais que atendem por aquele plano.

Os planos de saúde vêm crescendo em grande número, um dos motivos é o de que, em um plano, é possível escolher uma modalidade, tendo como base sua condição financeira ou necessidades.

Assim, a pessoa escolhe entre planos individuais, familiares, coletivos e empresariais, cada um variando de valor, cobertura e acomodação.

O que um plano de saúde oferece?

Se baseando nos planos mais completos, podemos afirmar que os convênios cobrem cirurgias, tratamentos e, inclusive, transplantes de órgãos.

Ainda assim, eles são bem maleáveis, pois variam do mais simples ao mais complexo, tudo se baseando na vontade do conveniado.

Como funciona um Seguradora de Saúde

Em uma seguradora de saúde, não existe uma rede de atendimento pré-definida para se basear, assim, o cliente tem de escolher por quem e por onde ele será atendido.

Depois de toda consulta, exame, tratamento ou cirurgia feita, o contratante do seguro será agraciado com um reembolso das despesas médicas, tudo baseado na porcentagem acordada previamente em contrato.

O que uma seguradora de saúde oferece?

Entre os modelos oferecidos por seguradoras de saúde, podemos dar o exemplo de três: o Ambulatorial, o Hospitalar e o com Obstetrícia. Eles podem variar de uma para outra empresa, tendo mais opções de seguros, que cobrem partes diferentes.

Ambulatorial

O seguro normalmente tem custo reduzido, desde que entre os processos envolvidos no centro médico, não contem com internações.

O modelo consiste em cobrir a assistência médica em ambulatórios, consultórios e clínicas e tem a possibilidade de atendimento, tanto de urgência como de emergência, ambos por até 12 horas, mas, não incluindo o atendimento no hospital por completo.

Porém, esse modelo permite passar por exames de imagem e procedimentos especiais, como hemodiálise e quimioterapia.

Hospitalar

O modelo hospitalar preza pelas internações em ambientes hospitalares, porém, tem um número ilimitado de diárias. Neste seguro, todos os custos que tem a parte da internação são cobertos, como por exemplo:

  • Internação em UTI;
  • Médicos;
  • Serviços de enfermeiras;
  • Exames complementares;
  • Transfusões.

Todavia, ele não cobre consultas, exames, entre outros procedimentos, apenas se estiverem relacionados com as internações.

Hospitalar com Obstetrícia

O seguro com obstetrícia funciona como o hospitalar, com o diferencial de que ele agrega exames que envolvem a gravidez, como:

  • Acompanhamento do pré-natal;
  • Assistência ao parto;
  • Assistência ao recém-nascido, natural ou adotivo, nos primeiros 30 dias.

Inclusive, você pode combiná-lo aos outros seguros, garantindo assim consultas, exames, procedimentos e internações sem qualquer tipo de limite.

Quais são as semelhanças entre seguro e plano de saúde?

Por conta de tratarem do mesmo assunto, operadoras e seguradoras oferecem coisas semelhantes. Ambos proporcionam:

  • Direito ao acesso a procedimentos médicos particulares de qualidade;
  • Período de carência determinada antes de assinar o contrato, ou seja, possibilidade de negociação com a empresa ou convênio;
  • Cobertura de consultas, exames, emergências, tratamentos e cirurgias, dependendo do contrato.

Apesar disso, seguros e planos também têm suas diferenças.

Quais são as diferenças entre seguro e plano de saúde?

Como você pode ver no decorrer do texto, o modelo de atendimento varia de um do outro.

As operadoras de plano de saúde prezam pelo atendimento em hospitais, clínicas e profissionais da saúde pré-definidos por eles, algumas vezes, servindo seus próprios hospitais.

Já os seguros de saúde optam por deixar seus consumidores agirem, liberando essa escolha, podendo optar por qualquer centro médico, desde que siga as regras contratuais e ainda contarão com um reembolso.

Devo optar por uma seguradora ou uma operadora de saúde? Qual é a melhor?

Optar por operadoras ou por seguradoras não é o tipo de decisão onde você escolhe entre o bom ou o ruim, a decisão é de cunho pessoal e deve ser baseada no que o interessado achar que precisa.

Se você quer ser atendido sem pagar nada, apenas contando com uma mensalidade enviada a uma operadora, que te dará uma lista de onde você pode ser atendido, opte por um plano de saúde.

Agora, se você preza pela liberdade de ser atendido onde melhor achar e gosta da flexibilidade de escolha, uma seguradora será ótimo para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *